Modelos de Licenciamento

As aplicações da Labcom podem ser comercializadas em dois modelos principais:

  • Modelo de Software como Serviços (SaaS) – modelo baseado em cobrança periódica (mensal) de uso pela quantidade de licenças de cada funcionalidade que estejam ativadas. As licenças não pertencem ao provedor de serviços, que apenas paga por seu uso. Modelo flexível que evita investimentos iniciais ao provedor de serviços e permite que a capacidade disponibilizada cresça ou diminua em função da demanda, ajustando-se perfeitamente ao modelo de infraestrutura como serviço (IaaS) das nuvens públicas. Inclui suporte técnico e atualizações de software.
  • Modelo de Licenças Perpétuas – modelo tradicional de compra de licenças software, além da compra de serviços de implantação e serviços de suporte técnico, separadamente. As licenças passam a pertencer ao provedor de serviços que pode usar pelo tempo que desejar e inclusive migrar as licenças de servidores. Atualizações de software deverão ser adquiridas separadamente.

Em ambos os modelos o cliente é responsável pela infraestrutura de hardware, sejam servidores comerciais implementados nas dependências do cliente ou colocados em data centers de terceiros, sejam servidores virtuais em nuvem privada ou pública. Outros elementos de hardware complementares (gateways, SBCs) também são de responsabilidade do cliente. A Labcom Sistemas orienta as configurações e compatibilidades com as aplicações ofertadas.

Além dos modelos acima, outros modelos de licenciamento e serviço podem ser estudados caso a caso, em função de características específicas de um projeto.